Novo troço da Variante à EN14 abre hoje ao tráfego

Aberturas ao tráfego
Investimentos
Rodovia
  • Descerramento da placa na cerimónia de abertura do tráfego da EN14: fotografia 2
  • Circulação rodoviária na EN14: fotografia 10
  • Explicação da empreitada na EN14: fotografia 3
  • Cerimónia de abertura do tráfego da EN14: fotografia 5
  • Imagem de parte do novo troço da Variante à EN14: fotografia 1
  •  Novo troço da Variante à EN14 abre ao tráfego: fotografia 8
  • Novo troço da Variante à EN14 abre ao tráfego: fotografia 9
  • Circulação rodoviária na EN14: fotografia 6
  • Circulação rodoviária na EN14: fotografia 7

Aposta na melhoria das condições de segurança e mobilidade, com a abertura da nova ligação entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface Rodoferroviária da Trofa.

Numa cerimónia que decorreu esta manhã na Trofa, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, inaugurou a nova ligação rodoviária entre a Via Diagonal, na cidade da Maia, e a Interface Rodoferroviária, na cidade da Trofa.

Estiveram ainda presentes neste evento o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, e o Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz. 

Este investimento, promovido no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia, vem garantir importantes melhorias nas condições de segurança e mobilidade às populações, numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial. A nova via irá permitir mitigar os problemas de fluidez de tráfego e contribuir para aproximar a zona industrial aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias e também melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

Com cerca de 10 km de extensão, o novo troço da Variante à EN14 integra cinco Obras de Arte Especiais, a Ponte sobre o Rio Trofa (750 m), o Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho (374 m), o Viaduto de Vilares (264 m), o Viaduto das Covas (180 m) e o Viaduto sobre o Vale de S. Roque (472 m).

A empreitada compreendeu também a construção de três rotundas que asseguram a ligação, de forma segura e eficiente, à rede viária, situadas: 

  • Na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;
  • Na atual EN14 na localidade de Lantemil;
  • Na Interface Rodoferroviária da Trofa (existente) e que permitirá a continuidade da Variante à EN14 para Norte. A construção deste troço final da Variante, com 2,4 km, até à localidade de Santana está já em execução no terreno.

 

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IP acelera na execução do Plano de Recuperação e Resiliência


A Infraestruturas de Portugal tem sob sua responsabilidade a realização de investimentos previstos no âmbito do PRR que assentam na dimensão Resiliência e na dimensão Transição Climática:

  • Componente 7 – Infraestruturas da Dimensão Resiliência 
    • i02 - Missing links e Aumento de Capacidade: (14 subinvestimentos)
    • i03 - Ligações Transfronteiriças: (1 subinvestimento)
    • i04 - Áreas de Acolhimento Empresarial: (12 subinvestimentos)
  • Componente 15 – Mobilidade Sustentável da Dimensão Transição Climática 
    • i06 - Digitalização do Transporte Ferroviário (1 subinvestimento)


Dos 27 projetos rodoviários PRR, cuja realização é competência da IP, 23 obras foram já lançadas. 

Importa destacar o forte empenho com que a IP tem vindo a trabalhar na execução dos empreendimentos PRR. Exemplo disso é o facto de nos últimos 39 dias ter sido realizada:

  • A conclusão e entrada ao serviço de três investimentos (IC35 entre Penafiel e Rans, EN229 - Eliminação de constrangimentos nos acessos às Zonas Industriais e EN14 - Ligação Maia (Via Diagonal) / Interface Rodoferroviária da Trofa, inaugurada hoje);
  • Iniciaram no terreno três novas empreitadas;
  • Adjudicação de outras duas empreitadas.

Saliente-se a dispersão  territorial dos projetos PRR a executar pela IP, cuja concretização irá contribuir fortemente para a coesão territorial, com a melhoria e construção de infraestruturas localizadas de Norte a Sul do país, entre Vinhais e Olhão e de Este a Oeste, entre Campo Maior e Arruda dos Vinhos.

Deste conjunto de 23 obras lançadas, destaca-se o facto de cinco empreendimentos já terem sido concluídos e colocados serviço das população e empresas. Das restantes, 10 estão atualmente em execução no terreno e outras nove em fase de contratação, tendo todas já sido adjudicadas.

Também o investimento ferroviário, destinado à substituição dos sistemas eletrónicos de sinalização na saída de Lisboa para Norte, está em linha com o planeado e ainda este mês de julho será iniciada a fase de análise às propostas apresentadas a concurso.
 

 

PRR - financiamento comunitário